Coordenadores das plenárias
2025

Engenheiro Civil pela UNITAU(1976) e Mestre em Hidráulica pela USP (2006), Engenheiro sênior com experiências de gerenciamento de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, de desenvolvimento e implantação de sistemas de controle operacional e redução de perdas e de diagnóstico de sistemas operacionais de saneamento básico. Experiência de elaboração e análise de projetos e sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Experiência de gestão de recursos hídricos em comitês de bacias hidrográficas.
Ocupou a secretaria executiva e a vice presidência do CEIVAP. Foi agente verificador do programa REAGUA do Banco Mundial. Instrutor de treinamento operacional de manutenções de sistemas de abastecimento de água e de esgotos sanitários. Atualmente preside o COMDEMAT e a Subsede Taubaté do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP). É vice-presidente da subseção da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES) cone leste paulista.

Engenheiro eletricista-eletrônica pela Universidade de Campinas (Unicamp,1977), com pós-graduação/especialização em administração, em engenharia da qualidade de produtos e serviços, em telecomunicações, planejamento, política e estratégia e em empreendedorismo e inovação na engenharia. com 48 anos de experiência, atuando nos últimos anos em consultoria de novos negócios.
Foi gerente de inspetoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP) das regiões leste e centro da cidade de São Paulo. Atuou por 29 anos na Cesp e CTEEP nas áreas de projetos, implantação e gerenciamento de sistemas de telecomunicações e automação.
Foi diretor da ALEASP (Associação dos Profissionais de Engenharia e Arquitetura) da região leste da cidade de São Paulo e colaborador ativo do Conselho Tecnológico do Munícipio de São Paulo. Foi presidente da Associação dos Engenheiros das Companhias Energéticas do Estado de São Paulo (AECESP) e conselheiro da câmara especializada de Engenharia Elétrica do Crea-SP, onde coordenou os grupos de trabalho (GT) de empresas e responsabilidade técnica e estádios de futebol – arenas desportivas. Atualmente é diretor do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP) e membro do comitê gestor do Conselho Tecnológico dessa entidade.

Engenheiro eletricista pela Faculdade de Engenharia São Paulo – FESP,
1985 e engenheiro de operações com ênfase em eletrotécnica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP), 1980. Tem mais de 30 anos de experiência no setor elétrico, com atuação em suprimento e comercialização de energia, planejamento de sistemas, marketing e qualidade. Possui vasta experiência em funções de liderança em entidades representativas da engenharia e na coordenação de projetos nacionais voltados ao desenvolvimento do país. Foi diretor administrativo e financeiro do Instituto Superior de Inovação e Tecnologia – ISITEC, de 2011 a 2018. Atualmente ocupa o cargo de diretor da CNTU – Confederação Nacional dos Trabalhadores Universitários. É diretor da Federação Nacional dos Engenheiros – FNE., onde coordena o projeto Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento. É vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, SEESP.

Possui graduações em engenharia civil, pela Escola de Engenharia de Taubaté (EET – 1970), e em direito pela Universidade de Taubaté (Unitau – 1990). Pós graduado em direito do trabalho pela Universidade de Taubaté (1991). Foi chefe de divisão do Departamento de Obras Públicas da Prefeitura Municipal de Taubaté (DOP-PMT) de 1971/1972. Foi professor do curso técnico de edificações da Universidade de Taubaté – Unitau (1975/1979). Ocupou a diretoria técnica do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAEE) de Taubaté no período de 1973/1981. Ocupou a chefia do setor técnico Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SRV – 4, Sabesp, localizada na cidade de Taubaté (SP), de 1982/1986. Representando a entidade sindical SEESP, ocupou as funções de juiz classista da Junta de Conciliação e Julgamento de Taubaté, da 15ª Região de 1988 a 1993 e do Tribunal Regional do Trabalho, da 2ª Região /SP de 1994/1999.

Engenheiro civil, graduado pela Escola de Engenharia de Taubaté, em 1973. Pós graduado em engenharia de segurança do trabalho pela Fundacentro/Universidade de Taubaté em 1978. Pós graduado em ciências sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – Fesp (SP), em 2008. Pós graduado em pavimentação asfáltica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP (FDTE) em 1978. Mestre em ciências ambientais pela Universidade de Taubaté, Unitau, em 2007. É engenheiro especialista da Companhia de Gás de São Paulo, desde 1988. Foi coordenador e professor do curso de pós graduação em engenharia de segurança do trabalho da Universidade de Taubaté, Unitau desde 1993. Tem experiência de mais de 50 anos na área da engenharia civil, com ênfases em construção civil e pavimentação asfáltica. Foi diretor de relações profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo, Crea SP, em 2008, 2009 e 2013. Foi conselheiro titular da Câmara de Engenharia de Segurança do Trabalho do Crea SP, CEEST, de 2007 a 2013. Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho, do Crea SP de 2011 a 2012. Como conselheiro titular participou como membro das comissões de Ética Profissional em 2011, de Meio Ambiente em 2012, de Legislação e Normas em 2013, todas do Crea SP. Membro do Conselho Consultivo Ambiental da Universidade de Taubaté. Membro da delegação brasileira que esteve representando a diretoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo, na Expo Shanghai, na China, em setembro de 2010. É vice presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo.
Palestrantes
2025

Consultora em sustentabilidade com formação em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000). Possui pós graduações em direito processual pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003) e administração de empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP (2012). Como embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil tem trabalhado em projetos que visam promover práticas sustentáveis e reduzir o impacto ambiental negativo. Fundadora da “startup” In Tempore Sustentabilidade (2023), que oferece serviços em sustentabilidade, educação ambiental, ESG, ODS e soluções para gestão de resíduos sólidos urbanos. Possui experiências em liderar projetos e desenvolver soluções inovadoras para clientes que buscam reduzir seu impacto ambiental e iniciativas que geram impacto positivo em escolas, condomínios, hotéis, empresas e também em municípios, como a criação da lei municipal número 6.012/2024 que instituiu a semana Lixo Zero em Taubaté-SP. Foi residente no HITT – Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté.

Possui formação em jornalismo pela Associação Cristã de Moços, do Rio de Janeiro (1993). Formada em ciências, com habilitação em matemática pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2004). Licenciatura plena e bacharel em biologia pela Faculdade Integrada Tereza D’Avila, de São Paulo (2006). Formada em medicina veterinária pela Faculdade Serra Dourada, de Lorena (2023). Possui diversos cursos de aperfeiçoamento e de pós graduação pela Universidade Federal do Mato Grosso (2003), pelo Instituto Butantan de São Paulo (2004), pelas Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2005), Universidade Estadual Paulista (2005), Universidade Estadual de Londrina (2006), etc. Presidiu o Instituto de Manejo da Biodiversidade (2006). De 2006 até 2011, trabalhou no Centro de Triagem do IBAMA, na cidade de Lorena (SP), cuidando de animais silvestres. A partir de 2012, como especialista e professora, ministrou vários cursos e palestras pelo IMBIO.

Possui graduação em medicina pela Universidade de São Paulo – USP (1986). Fez residência medica na Leiden University Medical Center (LUMC) na Holanda de 1990 a 1993. Fez doutorado em patologia pelo Departamento de Patologia da Universidade de São Paulo (1998) e pós doutorado na Leiden University Medical Center (LUMC) na Holanda (2001-2003). Livre docência pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) – 2008. Atualmente é professora associada do departamento de patologia da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de medicina, com ênfase em anatomia patológica, atuando principalmente nos seguintes temas: patologia pulmonar e ambiental, com foco em asma e outras doenças pulmonares obstrutivas crônicas. Foi vice coordenadora do INCT Análise Integrada do Risco Ambiental (www.inaira.org). Fez parte do Comitê Internacional ATS/ERS para nova definição de asma grave. Coordenadora do grupo de estudos em agricultura urbana do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP).